.::Patrulheiros Valinhos::.
logotipo
logotipo

ARCOS OCUPACIONAIS E CBO PARA JOVENS

Arcos são agrupamentos de ocupações relacionadas, que possuem base técnica próxima e características complementares.

Cada um dos Arcos pode abranger as esferas da produção e da circulação (indústria, comércio, prestação de serviços), garantindo assim uma formação mais ampla, de forma a aumentar as possibilidades de inserção ocupacional do/a jovem trabalhador/a, seja como assalariado, auto emprego ou economia solidária. Embora um Arco possa apresentar um número maior de ocupações, a presente proposta trabalha com no mínimo quatro e no máximo cinco ocupações por Arco, limitação determinada a partir da carga horária disponível. A maioria das ocupações possui código e descrição na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações e, não necessariamente, estão contidas na mesma família ocupacional.

O objetivo principal da utilização da metodologia, considerada uma inovação no que diz respeito à formação adequada a quem inicia sua trajetória profissional, consiste nas possibilidades de vivências práticas dos beneficiários em mais de uma ocupação dentro da mesma organização, enriquecidas pela troca de experiências entre os aprendizes contratados por diferentes empresas.

Nesse sentido, a descrição dos arcos de ocupações para jovens e o CBO servirá como elemento orientador e facilitador do processo de qualificação dos jovens para inserção no mercado de trabalho.


Atualmente trabalhamos com os seguintes programas
Arco Ocupacional (duração 15 meses) – Oficina de Aprendizagem para o Mundo do Trabalho

Idade Atendida: de 16 a 24 anos

Área administrativa – Ocupações:

Almoxarife
Arquivista/Arquivador
Auxiliar de escritório/Administrativo
Continuo/Office Boy/Office Girl
CBO (duração 11 meses) -  Programa Aprendiz para Auxiliar Administrativo

Idade Atendida: de 16 a 19 anos

Técnico em Operações Administrativas.

 





Todos os direitos reservados © 2013 - 2018 - Circulo de Amigos Patrulheiros Valinhos